Religião civil

Os Batistas do Sul, nos Estados Unidos da América, apoiaram a escravatura e a subsequente segregação racial quase até finais de 1960.

escravos
Insira um título

img_0979

Pequenos grupos de Quakers foram motor do movimento a favor da abolição da escravatura e foram eles, também, que estiveram por detrás dos movimentos a favor dos  direitos das mulheres dos princípios da década de 1800.

92821465
Protestant Pilgrims banned Catholics from the Plymouth Colony.

Ao longo do século XIX, os Protestantes combateram vigorosamente a imigração, tanto no plano político como social, e desencadearam periodicamente tumultos contra colégios católicos e o ensino da religião.

b4e774238f9b704aa9c5a699fd2ec596Martin Luther King Jr. (1929-1968), como ministro batista afirmou que os direitos inaliáveis consagrados na Declaração da Independência tinham as suas raízes no direito natural divino. A sua afirmação seguia a tradição de que a religião e a política na América deviam se fundir de uma maneira única.

 

 

 

 

Os evangélicos fundamentalistas acreditam que a Constituição americana foi escrita por cristãos com o intuito de criar uma nação declaradamente cristã. As sua leis e normas sociais deviam ser cristãs, estabelecidas e impostas por um governo dominado por cristãos.

 

Anúncios